Resumo sobre o Documentário " Ilha das Flores"
Introdução
O curta narra à trajetória de um tomate que o Sr. Suzuki plantou que foi para um supermercado, que uma consumidora julga desnecessário e vai para um lixão com o nome “ilha da flores” que da o pretexto de um lugar bonito, mais na realidade não é assim.
_Desigualdade social
O filme “Ilha das Flores” que é baseado em fatos reais se passa em Porto Alegre, que relata o sistema de troca, que visa como principal objetivo o lucro. A princípio, conhecemos onde ele nasceu e como chegou à casa de uma consumidora, sempre dando ênfase e satirizando de uma forma espontânea e divertida os processos, tanto sociais como econômicos, que transportaram este tomate.
O filme mostra uma estrema desigualdade social, onde seres humanos tem que disputar seu alimento com os porcos que vivem em um lixão. Essas mulheres e crianças tem que disputar seu alimento com os porcos, pois não tem dinheiro e nem dono, nesse mundo quem não tem dinheiro para pagar pelo o que consumi, é colocado pela própria espécie em lugar de prioridade baixa tendo que disputar alimentação com porcos!! Apesar do filme ser da década de 80, continua atual, mostrando a tamanha estupidez dos homens no mundo tão fragilizado, Como o próprio autor nos fala: "Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda".
Só não entendo o porquê da frase "Deus não existe" no começo do documentário... Existem sim milhares de "ilhas das flores" espalhados pelo mundo, mas não é culpa de Deus e sim de nós mesmos. É muito fácil usar essa desculpa de que "se Deus existisse não permitiria isso...” A culpa é nossa e nós é que temos que fazer algo!!