Ilha das flores
ILHA DAS FLORES
Ficha Técnica
GENERO: DOCUMENTÁRIO EXPERIMENTAL
ROTEIRO ORIGINAL: Jorge Furtado, dezembro/1988
DIREÇÃO: Jorge Furtado
ELENCO: Ciça Reckziegel e Julia Barth
NARRAÇÃO: Paulo José
ANO: 1989
DURAÇÃO: 13 minutos
PRODUÇÃO: Casa de Cinema de Porto Alegre
RESUMO
O documentário começa com um produtor de tomates que colhe toneladas de tomates, que se transforma em molhos, que são vendidos no supermercado e muitas pessoas compram esses tomates e uma delas é uma mulher que revende perfumes. Desses tomates comprados com o dinheiro do lucro pela revenda de perfumes, um tomate considerado impróprio para consumo de sua família, vai para o lixo e depois para o lixão. No lixão há porcos que comem o lixo. Esse lixão fica em um bairro na cidade de Porto Alegre, onde moram pessoas que são muito pobres e por isso têm que catar comida do lixo. Elas têm cinco minutos para catar a comida do lixo.
Entravam em grupo de dez pessoas para conseguir pegar o resto deixado pelos porcos. O que inclui o tomate, que servirá de alimento para uma criança faminta. Isso porque os porcos comiam o lixo antes das pessoas. Por mais racional que seja o ser humano os porcos têm prioridade na hora de alimentar-se. Para chamar atenção sobre o risco que as pessoas correm ao comer o alimento retirado do lixão o autor relembra o césio encontrado na cidade de Goiânia que contaminou várias pessoas resultando em sérias consequências para a saúde das mesmas.
RESENHA
O documentário “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado, exprime toda a banalização a que foi submetida o ser humano, por mais racional que este seja. Descreve de uma forma crítica a mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o filme escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho. A lamentável condição de sub-existência dos habitantes da Ilha das Flores deixa as pessoas pasmas. A