História da Arte
A era barroca começou em Roma por volta de 1600, quando os papas se dispuseram a financiar magníficas catedrais e grandes trabalhos, para manifestar o triunfo da fé católica depois da Contra-Reforma, e também para atrair novos fiéis com a dramaticidade das "imperdíveis"obras de arquitetura.
O movimento se expandiu para a França, onde os monarcas absolutistas reinavam por direito divino e gastavam enormes somas para se glorificar.
Na verdade o Barroco foi um movimento artístico promovido pela igreja como uma resposta ao renascimento e o sensualismo maneirista que dominavam às artes até o início do século XVI, na era moderna.
No século XVI fizeram sucesso artistas como Caravaggio, Rembrandt e Velázquez , outra inovação na arte barroca foram as pinturas com temas do cotidiano.
2 Características:
1. o artista busca outros tipos de representação do espaço. Surge a perspectiva aérea, aprimorando a ilusão de profundidade.
2. Os volumes são muito bem representados, devido à gradação de cor, de luz e sombra.
3. Há preocupação de representar a textura, a aparência real do objeto (a textura da pele, dos tecidos, da parede, etc.).
O desenho e a técnica para representar o corpo humano são perfeitas.
3 A ARQUITETURA
A arquitetura barroca é o estilo arquitetônico praticado durante o período barroco, que inicia-se a partir do século XVII e decorre até a primeira metade do século XVIII.
A palavra portuguesa "barroco" define uma pérola de formato irregular.
Na arquitetura barroca a fachada é visualmente dinâmica, o que não deixa os espectadores parados. Exibe uma complexidade em termos de organização, côncava, convexa e retas; é este dinamismo que o barroco impõe. Cria-se um portal monumental, que joga com várias formas, desloca-se o sino para a zona da fonte, em vez da zona central, destacando assim também a importância da fonte, como elemento criativo e funcional integrado na arquitetura.
Gian Lorenzo Bernini. É um dos grandes arquitetos