MANEIRA CERTA DE USAR O DIAFRAGMA
Respiração: A maneira correta de respirar é usando a respiração funda, enchendo desde a base dos pulmões até o topo, usando os músculos abdominais, intercostais e o diafragma.
Exercícios: Primeiramente se espreguice algumas vezes, deite na cama ou no chão, ponha mão sobre a barriga e respire de modo que sua barriga suba e desça. Não tente faze-la subir e descer, deixe que o movimento venha bem de dentro. Não estufe o peito, não faça barulho quando inspira e nem levante os ombros, e tente não tensionar os músculos do pescoço. Se você sentir que esta precisando fazer muita força, ande um pouco e movimente as pernas para relaxar os músculos abdominais. Se eles estiverem tensos, o diafragma não consegue contrair e você perde o "apoio" para o canto. Pratique isso diariamente. O resultado deve ser uma respiração leve, profunda e que pode ser feita com pouco esforço.
Um bom exercício para treinar o diafragma é respirar dessa forma e soltar o ar bem devagar fazendo som de ssssssssssss... Não tensione a garganta nem os músculos faciais quando fizer isso. Seu objetivo deve ser conseguir sustentar o sssss... por pelo menos 30s, o ideal conseguir sustentar por cerca de 60s sem nenhuma falha na intensidade da saída do ar. Obviamente, leva-se muito tempo para conseguir isso.
Apoio: Toda vez que você altera o volume, tom ou vogal em que está cantando, a pressão do ar precisa se alterar também. Isso pode parecer um pouco complicado, e é. Felizmente, nós nascemos com reflexos que controlam essas funções perfeitamente.
Entretanto, a maioria das pessoas não confia nos seus reflexos e usa os músculos abdominais para enviar mais ar as pregas vocais do que o necessário (em outras palavras, forçar a voz), especialmente quando cantam mais alto ou mais agudo. Para reter a pressão excessiva de ar, a garganta "fecha", a laringe sobe, as pregas vocais acabam se chocando umas com as outras e o resultado é uma nota de som fraco, desafinada, sem contar