Gás Natural Veicular
Este tópico é direcionado a quem tem GNV instalado no carro, para orienta-lo no processo de limpeza e depois no processo de regulagem do GNV. Tenham paciência pois o autor não sabe usar um Corel da vida, tendo que se virar com Paint e PhotoEditor
Lembro que você é o responsável pelo serviço, portanto, não me responsabilizo por eventuais problemas causados, este tópico foi criado com o intuito de orientar da melhor maneira possível o serviço! Alguns carros podem apresentar maior dificuldade devido à posição de instalação do redutor, ou ferramental diferente…
Porque limpar o redutor de GNV??
Bom, como vocês devem saber, os compressores dos postos de abastecimento de GNV necessitam de manutenção periódica. Nesta manutenção periódica, os técnicos aplicam um tipo de óleo para lubrificar o compressor. Bom, como não existe “mundo perfeito VW”, os técnicos aplicam lubrificante em demasia.
E o que acontece com o excesso??
O excesso é expelido pelo compressor e vai para a tubulação de abastecimento dos carros GNV, isto é, para o teu cilindro de GNV!! Conforme o tempo vai passando, o óleo que está no cilindro é encaminhado ao redutor de GNV do carro (peça responsável por reduzir a pressão do cilindro, de +200BAR para 1 BAR).
E o que ocorre?
Falhas durante o funcionamento: retomadas, engasgos em velocidade constante, entre outras falhas. E, quando você manda o carro para o serviço especializado com o intuito de sanar o problema, eles apenas fazem uma regulagem, que consiste em abrir um pouco o parafuso do GNV (o óleo toma lugar nos orifícios do redutor, então aumentando-se a pressão sana-se o problema), para liberar mais gás para o motor (sim, teu carro acaba ficando mais “gastão”).
Como diagnosticar?
O redutor possui diversos locais para acumular o óleo e manter o sistema em perfeito funcionamento. O diagnóstico é difícil e você somente verá que a coisa está feia quando, embaixo do local do redutor, tudo estiver preto de