Gnv ( Gas Natural Veicular)
O GNV diferencia-se do gás liquefeito de petróleo (GLP) por ser constituído por hidrocarbonetos na faixa do metano e do etano, enquanto o GLP possui em sua formação hidrocarbonetos na faixa do propano e do butano.
Equivalências[editar | editar código-fonte]
1 metro cúbico de GNV equivale a 1,22 litros de gasolina. 1 metro cúbico de GLP equivale a 1,35 litros de álcool.
No Brasil ocorreu uma corrida na exploração e na distribuição aos postos que envolvia também a modificação de todos os utensílios domésticos e dos motores a gasolina e a álcool que pretendiam trabalhar com gás. Além disso, para forçar o consumo, elevaram-se os impostos dos veículos que usavam combustível líquido, enquanto diminuíam o mesmo imposto para os veículos adaptados. No entanto, com a crise na Bolívia, a partir do decreto de nacionalização da exploração de hidrocarbonetos realizada por Evo Morales, houve uma redução no crescimento.
A economia com a utilização do GNV chega a 66%, sendo indicado para usuários que rodam acima de mil quilômetros por mês, devido ao custo da transformação do veículo.
É um combustível extremamente seguro se o veículo for preparado em uma oficina credenciada; os acidentes registrados até hoje são devidos a adaptações realizadas por pessoas não habilitadas.
Em 2006 a FIAT do Brasil anunciou o primeiro carro tetrafuel, o FIAT Siena tetrafuel, que opera com os seguintes combustíveis:
Gasolina pura
Gasolina brasileira (com até 25% de álcool)
Álcool
GNV
A queima do GNV é mais lenta que a da gasolina e isso faz com que haja uma demora na queima da mistura ar/GNV, comparado ao tempo da mistura ar/gasolina. Isso requer um adiantamento na ignição para compensar. Nesse caso são usados "variadores de ponto da ignição" que forneceria uma fagulha antes do que normalmente acontecia, dando mais