teoria da administração
Disciplina: Teoria da Administração.
Professor:
Campo Grande – MS fevereiro 2014
Administração e suas Perspectivas
A tarefa básica da administração é fazer as coisas por meio das organizações publicas ou privadas de maneira eficiente e eficaz as quais dependem da capacidade e competência dos que exercem a função administrar.
Administrar se aplica a todo tipo de empresa (pequenas, medias e de grande porte) para que possam alcançar objetivos econômicos, de ação e recursos. Esta função por meio de recursos e competências é a tarefa de se alcançar melhores resultados, no mundo moderno com a concorrência acirrada, coordenar múltiplas atividades, utilizar recursos tecnológicos, conduzir e coordenar pessoas, avaliar o desempenho desenvolvido a metas são funções que o administrador precisa para a tomada de decisões.
As teorias administrativas foram construídas e constituídas a partir do conhecimento ao longo do tempo a analise critica da experiência empírica descrevem-se por ideias, princípios e praticas que se mostram mais uteis e eficazes permanecem enquanto aqueles que produzem menos resultados são abortados. Já metodologia cientifica constitui em pesquisa e experimentação são seus principais fundamentos. Na experiência ou experimento medi as consequências a partir dos defeitos. Na pesquisa ou levantamento simples é denominada a variável de observação. Dentro da pesquisa ou levantamento correlaciona a qual busca relacionar e identificar causa e efeito através das comparações.
As principais variáveis da Teoria Geral da Administração no estudo da administração das organizações são tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade constituem a interação e interdependência, a maneira de atuar como sistemática e complexa e a influencia e influenciado de cada um sobre os outros.
A administração permite transformar o conhecimento de outras ciências em resultado concreto, além de