Mandriva
O que é o Mandriva Linux?
O Mandriva Linux é um sistema operacional voltado para todos os tipos de usuários. Não importa qual seja o seu equipamento, o Mandriva Linux é voltado para qualquer equipamento que precise de um sistema operacional de microcomputador para funcionar.
O Mandriva Linux é desenvolvido tanto para uso doméstico como para ambientes corporativos, empresariais e até educacional.
História do Mandriva Linux:
O Mandriva é resultado da fusão de duas empresas de Software Livre ocorrida em 2005, a Francesa Mandrakesoft e a Brasileira Conectiva.
A Conectiva foi fundada em 1995, por um grupo de profissionais experientes em tecnologia, Por sua vez, a Mandrakesoft surgiu em 1998 com a intuição de fazer um Linux para todos.
Em 2005 foi anunciada aquisição da Conectiva pela Mandrakesoft, que no mesmo ano, passou a operar com o nome Mandriva e a sua distribuição como Mandriva Linux. A subsidiária brasileira atua como Mandriva Conectiva.
Mandriva VS. Windows:
O Mandriva Linux é uma distribuição Linux considerada pela crítica como uma alternativa viável no mesmo nível de outros sistemas operacionais concorrentes chegando até receber a denominação de “Windows Killer”. Atualmente o Mandriva Linux é o sistema operacional de código aberto usado para substituir o Windows XP, Vista e Seven por ser extremamente amigável, fácil de usar e com uma gama enorme de programas disponíveis, além de uma excelente documentação disponível.
Os grandes diferenciais do Mandriva Linux hoje são:
Existência de diversas edições, tais como a One, Free, Power Pack e Flash;
Comunidade forte e atuante em língua portuguesa;
Um dos maiores repositórios de pacotes Linux disponíveis;
Centro de Controle do Mandriva (MCC) - ferramenta que controla todo o sistema;
Suporte a diversas línguas;
Atualizações constantes e lançamento de nova versão periodicamente;
Possuir uma versão empresarial (Mandriva Enterprise Linux) voltado para a necessidade de cada