Mali
Fulas - aceitam
Tuaregs – não aceitam
Primeira e segunda rebelião
- Os tuaregs não queriam se envolver com o o governo e estado de Mali, mas em modo geral eles se revoltaram.
- Em 1972, logo depois da Independência do Mali teve a primeira rebelião, eles queriam atingir sua independência, mas eram desorganizados e não tinham um bom numero de combatentes, assim a rebelião foi dissipada pela violência.
- Os jovens tuaregs depois da primeira rebelião não queriam mais adotar o estilo de vida nômade dos pais, e foram para Líbia para trabalhar nas tropas, e nas industrias de petróleo mas houve crises que fizeram com que os jovens voltassem para seu território, a crise do petróleo e a tentativa de invadir o Chad.
- Resolveram fazer uma nova rebelião, mais organizados, voltaram com treinamento militar e armamento, então não teve como dissipar por meio da violência.
-Foi necessário fazer acordos e promessas, uma delas era: desenvolver o norte do Mali e introduzir os tuaregs no governo, mas isso não foi cumprido, e o norte continuou pobre.
- Então eles resolvem fazer uma terceira rebelião, os sungais e fulas fizeram um grupo contra a liberade dos tuaregs, pois defendiam a integridade do território do Mali então houve uma tentativa de negociação e o conflito foi dissipado, os tuaregs foram envolvidos na política do Mali e assumiram papel importante nas tropas do governo.
- Mas dentro do próprio povo tuareg passou a ter diferença de pensamento, eles queriam ter seu próprio Estado.
- Passado um tempo eles fazem a quarta rebelião, objetivo era a criação do seu próprio território, o sul possui o solo fértil e o norte era desértico, e os tuaregs queriam a parte norte do estado. Então surge o Movimento nacional para a liberação do Azawad, parte norte do Mali, junto com alguns grupos islâmicos
- Quando os tuaregs decidiram invadir o território do Azawad, dentro do Mali houve uma rebelião dos soldados, assumiram o poder dentro do próprio governo ao