Malha ferroviária
Os transportes têm como finalidade o deslocamento e a circulação de mercadorias e de pessoas de um lugar para o outro. Na atualidade todos os transportes são fundamentais para a economia das nações. Sua importância é tão grande que não podemos conceber o desenvolvimento do comércio, da economia mundial, e a difusão cultural do mundo de hoje sem a participação das vias de circulação (hidroviárias, ferroviárias, rodoviárias, aéreas). Neste setor inclui-se a logística, que é a administração das cadeias de distribuição de mercadorias. Portanto, diante das informações apresentadas, cabe uma indagação, para dar continuidade ao presente projeto de pesquisa: POR QUE A MALHA FERROVIÁRIA DE PERNAMBUCO NÃO É UTILIZADA COMO SETOR DE RELEVÂNCIA PARA TRANSPORTE DE CARGAS NO ESTADO, COM LIGAÇÃO AO PORTO SUAPE?
No sentido de expandir o conhecimento sobre o tema, poderemos fazer uma explanação de início com os meios de transportes, para reiterar uma comparação com a atualidade da via ferroviária no nordeste do País, como meio de transporte de carga.
Existem quatro principais modalidades de transportes em economias modernas: transporte aéreo: aviões, helicópteros ou balões; transporte marítimo: navios, barcos, balsas; e transportes terrestres, que se dividem em, os rodoviários: caminhões, automóveis; os ferroviários: trens; e os transportes dutoviários (por tubos ou dutos), que podem ser gasodutos, (para as substâncias gasosas), oleodutos (para substâncias líquidas), ou minerodutos (para as substâncias sólidas).
Nos países desenvolvidos, a evolução e a organização dos transportes decorrem, em geral, de expansão econômica interna. Isso explica o elevado grau de integração inter-regional, nacional e a eficiência disponibilidade dos diversos tipos de