Crescimento populacional no distrito federal comparado a sao paulo
A população urbana do Brasil sextuplicou em um curto período de tempo, essa mudança não e somente quantitativa mais qualitativa do ponto de urbano, já que a maior parte mudanças atuais e futuras acontecem no ambiente urbano.
O processo de urbanização tem sido rápido, como a população urbana em São Paulo que cresceu de forma significativa. Essa explosão no crescimento foi mais significativa a partir de 1970, porém desde século passado já era bem significativo, a diferença e a preocupação dos órgãos públicos com esta situação que esta intervindo nas aglomerações urbanos que surgiram, sendo importante para o planejamento urbano.
Na década de 1960 e começo 1970 os planos urbanísticos e atividade de planejamento chegaram ao auge no Brasil o duplo estimulo, tanto no plano das ideias influenciado pelo período pós-guerra na Europa e no plano material onde o governo esta sendo cobrado em relação à estrutura urbana começando então o termo planejamento urbano.
Esse planejamento era o conjunto de ações para ordenamento urbano sendo que era exclusivo do estado não cabendo a entidades privadas realizar o planejamento nem executar. Surgiram os PDI Planos integrados de desenvolvimento, esses planos envolviam várias cidades, e incluíam vários aspectos, desde obras e infra estruturas até serviços de saúde e educação. Os planos não eram obrigatórios, porém o estado que não tivesse ficava impossibilitado de receber recursos, tinha, por exemplo, o Plano Nacional de Saneamento. Para administrar os recursos foi criado o Serviço Federal de Habitação e Urbanismo que distribuía os recursos e prestava acessória a cidades pequenas.
Porém uma os planos não eram executados, ficavam somente teorizados sem ser executado, surgiram então planos setoriais, porém não foram totalmente realizados por um período nem foram mais elaborados, mesmo sendo obrigatórios pela Constituição de 1988 continuaram apenas teóricos e por vezes intangíveis ou que não tinham um efeito a ser visto.