Malha ferroviária
O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial, com 8.511.965 km2, a quinta maior população mundial, com 192.304.735 habitantes (até o início do ano de 2010), e com o oitavo maior Produto Interno Bruto do mundo com 1,481.547 trilhão de dólares (dados do FMI, em outubro de 2009). Entretanto, mesmo com o gigantesco potencial econômico, político e social, o Brasil possui somente 29.706 quilômetros de extensão de malha ferroviária, com ligações ferroviárias com a Argentina, a Bolívia e o Uruguai.
Nos países nos quais existem dimensões territoriais continentais comparados com as extensões territoriais brasileiras, as malhas ferroviárias são muito maiores.
É indispensável que o Governo Federal realize investimentos que aumentem a malha ferroviária brasileira, além de melhorar o Sistema Ferroviário atual, contribuindo para enriquecer a Economia Brasileira, além de consequentemente melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro.
Este trabalho tem como objetivo de fornecer informações sobre o estado da atual malha ferroviária brasileira, informar sobre a necessidade do Governo Federal em incentivar o Transporte Ferroviário Brasileiro, para contribuir com o aumento da Economia Brasileira, podendo contribuir com o aumento da qualidade de vida do povo brasileiro. Além de lançar uma idéia de como melhorar este tipo de Sistema de Transportes, o qual nunca deveria ser esquecido ao longo da História Brasileira, dado a sua enorme importância para o desenvolvimento econômico-social brasileiro, além de ressaltar da importância em se investir no Sistema Ferroviário Brasileiro contribuindo com menores custos econômicos devido a enorme extensão territorial nacional.
A atual malha ferroviária brasileira encontra-se em condições precárias, encontrando-se sucateada e esquecida pelo Governo Federal e principalmente pelas empresas privadas, que pouco investem na área de transportes. As conseqüências do sucateamento da malha