Malco
Lucas 22:50
Os quatro Evangelhos descrevem este momento em que Jesus,após a oração no Getsêmani, é entregue às autoridades pela traição de Judas Iscariotes, onde acontece este episódio em que um dos que vieram prender Jesus, tem sua orelha direita cortada. Seu nome: MALCO.
Um grande equívoco que muitos cometem, é dizer que Pedro cortou a orelha “do SOLDADO”.
A Bíblia não diz que Malco era um Soldado; os quatro Evangelhos dizem que Malco era “SERVO DO SUMO-SACERDOTE” (Mt.26:51 ; Mc.14:47 ; Lc.22:50; Jo.18:10).
E que diferença faz, se foi soldado ou servo do sumo-sacerdote? Faz toda a diferença.
Aqueles que almejavam um dia ser sacerdotes, dedicavam sua vida de 5 à 8 ,anos ao estudo da Toráh, se dedicavam ao trabalho no Templo (12 em 12 horas colocando lenha no altar para o fogo não apagar; etc...),e no fim de seu estágio, quando faltava 1 ano para ser consagrado ao Sacerdócio, se tornava SERVO DO SUMO-SACERDOTE. Acompanhava o sumo-sacerdote o tempo inteiro, na condição não só de aprendiz (discípulo), mas de servo.
Essa era a posição de Malco, que por ordem do Sumo-sacerdote Caifás, sai com a “turma errada “ para prender Jesus.
(Um parêntese: Quantas pessoas boas vemos andando com a turma errada: a turma dos murmuradores, fofoqueiros,dos invejosos,dos mundanos,carnais, dos inconstantes...)
Malco tem sua orelha direita cortada. Porque a Bíblia faz questão de mencionar que a orelha era a direita?
Qual a importância da orelha direita?
“...e imolarás o carneiro, e tomarás do seu sangue, e o porás sobre a ponta da orelha direita de Arão e sobre a ponta da orelha direita de seus filhos, como também sobre o dedo polegar da sua mão direita e sobre o dedo polegar do seu pé direito; e espargirás o sangue sobre o altar ao redor.”
( Êxodo 29:20)
Na consagração do sacerdote o sangue era passado na ponta da orelha direita ,e dos polegares direitos dos pés e das mãos, ou seja: sem orelha direita impossível ser sacerdote.
Malco vê naquele