Rio+20
(João 18.10)
Malco era um homem que tinha um sonho: ser um sacerdote. Segundo historiadores, Malco passou a vida estudando e obedecendo às leis. Ele estava a um passo de tornar-se um sacerdote. A mando do seu superior, ele foi ao encontro de Jesus para prendê-lo e havia sido golpeado na orelha direita por Simão Pedro.
De acordo com a lei vigente na época, quem queria ser um sacerdote não poderia ser gago, surdo ou ter qualquer defeito no corpo. Poderia até ter um problema na orelha esquerda, mas a direita tinha que estar em perfeito estado. Então, os sonhos de Malco tinham sidos cortados.
Jesus sabia dos sonhos de Malco, e “tocando-lhe a orelha, o curou.” (Lucas 22.51) Aquela cura não representava apenas um milagre físico, mas também espiritual. Com certeza, a vida de Malco mudou radicalmente quando teve um verdadeiro encontro com Jesus no Jardim das Oliveiras.
Malco, mesmo sendo um “pré-doutor da lei”, se enganou a cerca de Jesus. Depois do encontro com Jesus, Malco deveria ter pensado diferente de Jesus. Com certeza, a vida de Malco mudou radicalmente quando teve esse verdadeiro encontro no Jardim das Oliveiras.
Nós, também, precisamos um verdadeiro encontro com o Mestre Jesus. Como Malco, mesmo que sejamos dedicados, estudiosos e religiosos, nem sempre estamos com a verdade na vida. Quando estamos no limite de nossa dor, ou achando que chegamos ao fim da linha, eis que Jesus chega e diz: “Basta. Essa luta não é só sua. É minha também.” E nos traz a cura.
Que, a exemplo de Malco, possamos deixar Jesus reconstruir os nossos sonhos e, principalmente, a nossa