Lusardo
AOS DIAS ATUAIS
Aluno: Isaac Lusardo Aires Silva
Professor: Carlos Alberto
Curso Básico Teologia
Rio de Janeiro
Data: 08/04/2014
O TEMPLO
É o nome dado ao principal centro de culto do povo de Israel, onde se realizavam as diversas ofertas e sacrifícios.
Origens do Templo
O primeiro templo usado pelos hebreus foi o Taberáculo, (do hebreu mishkan, que significa moradia) era um templo portátil que Moisés construiu para o serviço de Deus, seguindo as instruções que recebeu do SENHOR no monte Sinai para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus móveis (Êxodo 25:9, Hebreu 8:5). Por ser portátil resolveu um dos problemas, Deus tinha Se revelado a Seu povo de cima do Monte Sinai e quando o povo deixasse o Sinai em direção à terra prometida de Canaã, precisariam de algum lugar portátil para a presença de Deus ser manifestada. Como o tabernáculo era uma tenda, o problema foi solucionado. Ele era chamado:
Tenda da Congregação (Êxodo 29:42), ou melhor, de reunião pois ali o SENHOR desceria para encontrar-se com Moisés e com o povo de Israel (Êxodo 29:42-43), substituindo a tenda que Moisés usara até então (Êxodo 33:7).
Tenda do Testemunho (Êxodo 38:21; Números 1:50, 9:15, 17:8), porque nela era guardado o Testemunho: as duas tábuas da Lei (Exodo 25:16, 22).
Casa do SENHOR (Deuteronômio 23:18).
Templo do SENHOR (Josué 6:24).
Santuário (Êxodo 25:8).
Considerado o símbolo da união entre os hebreus, à materialização da Aliança a representação do seu contato com Deus, serviu de abrigo a Lei e ao culto enquanto os hebreus vagavam pelo deserto, foi objeto de ensinamento para os filhos de Israel por aproximadamente quinhentos anos, desde Moisés até Davi, só no reino de Salomão que ele foi substituído por uma construção mais duradoura, o grande Templo de Salomão.
Templo de Salomão (Primeiro Templo)
O Rei Davi, da tribo