Mal estar na civilização
O solo-cimento é um material que pode ser obtido da mistura homogênea de solo, cimento e água, em proporções adequadas, originando um produto com características de durabilidade e resistência bem definidas. * Solo
Os solos podem ser denominados por um conjunto de partículas sólidas originários da sedimentação de rochas por ações físicas e químicas com água, ar ou ambos em seus espaços livres. O comportamentos dos solos irá depender da movimentação das partículas. Isso altera as porcentagens das fases constituintes (sólidos, água e ar).
Na composição do solo-cimento qualquer tipo de solo pode ser utilizado, entretanto os mais apropriados para esse fim são solos que tem entre 45 e 50% de teor de areia. O único tipo de solo que não pode ser usado para constituir o solo-cimento é o solo que possui muita matéria orgânica, pois a mesma pode perturbar o fenômeno de hidratação do cimento.
O solo é o material que entra em maior quantidade e proporção. Para o mesmo ser selecionado deve-se levar em consideração que se utilize pouca quantidade de cimento.
Além disso, o solo escolhido deve apresentar as seguintes características: * % passando na peneira ABNT 4,2mm (nº 4) - 100%
* % passando na peneira ABNT 0,075mm (nº 200) - 10 a 50%
* Limite de Liquidez - ≤ 45%
* Índice de Plasticidade ≤ 12%
Antes de ser misturado com o cimento, o solo deve ter sido preparado: deve estar totalmente seco e isento de matéria orgânica e peneirado com uma peneira de malha 4,8 mm.
Por medida de segurança, é necessário que sejam feitos alguns ensaios , entre eles estão:
* Preparação de amostra de solo para ensaio de compactação e ensaios de caracterização físico-mecânica (NBR 6457);
* Determinação da massa específica dos grãos de solo (NBR 6508);
* Determinação do limite de plasticidade do solo
(NBR 7180);
* Análise granulométrica de solos (NBR 7181)
* Cimento
Na composição do solo