Mais Valia
O conceito expõe claramente a exploração do capitalista para com o trabalhador nesses meios de produção, criando uma disputa entre capital e proletário, onde o primeiro sempre sai ganhando. O ordenado pago, por sua vez, representa somente uma pequena parcela daquilo que realmente é o resultado final do trabalho (seja ela mercadoria ou produto), gerando mais lucratividade maior para o capitalista. Para entender melhor o conceito: O salário que é destinado ao trabalhador equivale somente a uma parcela de dias nos mês que são trabalhados, e para que ele receba esse valor integral, deverá cumprir o restante dos dias, de acordo com o seu contrato de trabalho. Isso acarreta o lucro da empresa e faz com que o trabalhador passe a trabalhar de graça para o empregador.
Existem duas ramificações para explicar melhor o que é essa teoria: A Mais-Valia Absoluta e Relativa, de acordo com Marx.
A Mais-Valia Absoluta, em poucas palavras, é o prolongamento da jornada de trabalho. Para explicar a tese, consideremos que em um dia um trabalhador trabalhe produzindo sapatos, e cada par de sapatos leve duas horas para ficar pronto. Em oito horas de trabalho o empregado consegue produzir quatro pares, mas o seu salário é pago somente pelo primeiro par produzido, fazendo com que o salário das seis horas restantes voltem para o empregador em forma de produção. Simplificando, é uma intensificação do ritmo de trabalho, onde são impostas severas vigilâncias nos atos na unidade produtiva, para que sejam produzidas mais mercadorias e mais valor.
E a Mais-Valia Relativa é a aplicação de modernização tecnológica no processo de