Mais Valia
RESUMO
O pensamento de Karl Marx marcou como um “corte de navalha” o pensamento ocidental do século XIX. Em sua trajetória intelectual desenvolveu importantes conceitos, entre eles: “trabalho alienado” e “mais-valia”. Esses conceitos, apesar de permearem praticamente toda a obra de Karl Marx, estão presente de forma mais profunda nos “Manuscritos Econômicos-Filosóficos” (1844) e “O Capital” (1867), respectivamente.
1 INTRODUÇÃO
O pensamento do revolucionário e socialista Karl Marx foi o marco divisório da história política da humanidade. Inspirada em suas ideias, grande parcela da população mundial encabeçou a revolução socialista com o objetivo de coletivizar as riquezas e distribuir a justiça social. Além da política e da economia, o marxismo influenciou outros setores como o social, o cultural e o educacional.
A principal questão abordada por Marx em “O Capital” é a teoria do valor-trabalho, segundo a qual as mercadorias - produtos vendidos no mercado - são trocadas em proporção ao tempo de trabalho socialmente necessário para a sua produção, gerando assim, a mais-valia criada pelos trabalhadores, ou seja, o valor que o capitalista consegue extrair da força de trabalho que compra acima do valor de troca que irá pagar. A mais-valia torna-se, assim, a fonte dos lucros sobre os quais o capitalismo, enquanto um sistema econômico, se sustenta.
2 CRIAÇÃO DO TERMO MAIS-VALIA
Este termo econômico já existia antes de ser utilizado por Marx mas só se tornou mais popular depois de ser utilizado por Karl Marx na obra O Capital, obra mais importante do autor.
A obra originalmente escrita na época foi dividida em quatro volumes, cada uma abordando sobre um determinado aspecto do capitalismo: O Processo de Produção do Capital (publicado em 1865); O Processo de Circulação do Capital (publicado em 1885); O Processo Global da Produção Capitalista (publicado em 1894) e Teoria do mais Valia (publicado em 1905). Os três últimos volumes foram publicados após a