Mais valia
Mais-Valia é o termo usado para designar a diferença entre o salário pago e o valor do trabalho produzido.
Karl Marx fez uma análise sobre o tema, afirmava que o sistema capitalista representava a própria exploração do trabalhador por parte do dono dos meios de produção na disputa desigual entre capital e proletário. Assim um determinado valor a ser pago representaria um pequeno percentual do resultado no final do trabalho, dessa forma assim sendo a mercadoria ou produto, dando origem a uma lucratividade maior para o capitalista.
Supondo assim, que a Teoria Marxista da mais-valia pudesse ser entendida ou compreendida de tal forma que se um funcionário levasse duas horas para fabricar um par de calçados, nesse período ele produziu o suficiente para poder pagar todo o seu trabalho, mesmo assim ele teria que permanecer na fábrica produzindo cada vez mais, além disso, o patrão ainda aumentaria a grande e imensa produtividade com a ampliação e utilização da tecnologia, sendo que o operário ficaria mais tempo produzindo, mas o valor do seu salário não aumentaria em nada.
Burgueses: Dominantes
Representam uma minoria na sociedade, mas são os proprietários dos instrumentos e meios de produção que tal garante sua sobrevivência, porém eles são o resultado de inúmeras revoluções no sistema de escambo e de produção. A burguesia possui o controle e a propriedade do capital e da produção, ambos dominam o processo de trabalho, e ainda definem as admissões e demissões dos trabalhadores, opção política, salários e a escolha de técnicas e tecnologias a serem aplicadas na produção e determina as condições, controle do volume e ritmo da produção.
Proletariado: Dominados É a maioria da sociedade, não são possuidores dos meios de produção e por isso são obrigados a vender sua força de trabalho, eles são as mercadorias e os artigos de comércio e eles são explorados diariamente por isso e sempre estão sujeitos ás