Romantismo no brasil e gramatica
Aluna: Allynne Pattrycia de Souza 3° H
Romantismo no Brasil e Gramatica
Cuiabá/MT
2012
Escola Estadual Presidente Médici
Aluna: Allynne Pattrycia de Souza 3° H
Romantismo no Brasil e Gramatica
Trabalho para Obtenção de nota do 2° Bimestre, para a matéria de Português, com o tema da Pesquisa Dependência de Língua Portuguesa do, Sob a Orientação do Professor André.
Cuiabá/MT
2012
INTRODUÇÃO
O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX.
O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
As características principais deste período são: valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa.
LITERATURA
ROMANTISMO NO BRASIL
CONTEXTO HISTÓRICO:
A Independência é o principal fato político do século 19 e vai determinar os rumos políticos, econômicos e sociais do Brasil até a Proclamação da República (1889). Merece destaque também o Segundo reinado, em que o país conheceu um período de grande desenvolvimento em relação aos três séculos anteriores. Apesar disso tudo, o Brasil continuou um país fundamentalmente agrário, cuja economia se baseava no latifúndio, na monocultura e na mão de obra escrava.
PRINCIPAIS CARACTERÍTICAS DAS 3 GERAÇOES: NACIONALISTA, ULTRA ROMANTICA E CONDOREIRA. * 1° Geração: conhecida também como nacionalista ou indianista, pois os escritores desta fase valorizaram muito os temas nacionais, fatos históricos e a vida do índio, que era apresentado como “bom selvagem" e, portanto, o