MAIS UMA LIVRARIA EM SAO LUIS
Marcos Vinícius Santos Araújo²
Wilson Bello³
1 DESCRIÇÃO DO CASO
No final do ano passado a Livraria Leitura, de Belo Horizonte, Abril uma loja em São Luís e, de certo modo, concretizou o investimento, que um ano antes, vários alunos da UNDB apontaram como viável ou vantajoso. Pelo menos nos seus primeiros meses de funcionamento, a nova livraria que oferta Livros, DVDs, CDs, brinquedos, material escolar e de escritório foi um sucesso, atraindo um grande números de clientes e conseguindo superar suas metas de venda.
Mas a Livraria Leitura está muito longe de conquistar os consumidores mais exigentes, que têm o hábito de frequentar livrarias e se dispõem a gastar um tempo considerável admirando e selecionando os livros. Apesar do grande espaço que a livraria ocupa no shopping da ilha, a Livraria Leitura não tem se quer uma pequena mesa para que o cliente possa sentar-se e apreciar com mais calma os livros. Nem mesmo os tradicionais banquinhos e pufes que algumas livrarias disponibilizam para os leitores que querem fuçar as prateleiras próximas ao chão.
Muitos Ludovicenses sonham com uma livraria que não seja apenas espaçosa, com grandes variedades de livros, mais que seja também confortável, uma livraria que seja possível sentar-se para apreciar calmamente os livros, conversar com outros clientes, tomar um café, comer um salgado ou um doce. Grandes livrarias no sul do país e em outros países tem esse perfil acolhedor. Será que uma Livraria assim seria viável em São Luís?
Embora os poucos meses de vida da Livraria Leitura do Shopping da Ilha pareçam sugerir que sim, existem fatos que sugerem o contrário, como, por exemplo, o fechamento, no ano passado, da Livraria Nobel do Shopping São Luís. Além disso, os livros digitais, adquiridos unicamente pela internet, estão em plena expansão no Brasil, agora que a Apple e a Amazon passaram a atuar no mercado brasileiro de e-books.
Se um investidor quisesse abrir uma nova livraria em