ESTUDO DIRIGIDO
1. A transição do feudalismo para o capitalismo ocorreu com o enfraquecimento das instituições medievais e a grande transformação econômica ocorrida foi o inicio da era mercantilista.
A crise na estrutura da sociedade feudal ocorreu quando as relações de produção servis se se tornaram insuficientes para o crescimento econômico (comércio e expansão marítima) que estava ocorrendo na época, era preciso novas relações ajustadas ao modo de produção em ascensão, o capitalismo. Estas relações de produção eram as assalariadas.
Numa economia que tendia cada vez mais para o caráter comercial e urbano, era importante a padronização monetária, como também a centralização da defesa militar e elaboração de leis nacionais.
Nessa época da Revolução, revela-se a preocupação dos proprietários ameaçados em várias frentes pela abolição dos direitos feudais, seguindo-se a circulação de assignats e a reforma do sistema fiscal.
2. Joseph Gounon, rico, comerciante, nasceu em Toulouse em 1725, ascendeu à nobreza através do capiloulat (magistratura municipal) e da compra de uma senhoria, casou com uma jovem de família de magistrados de cargos municipais.
Ficou viúvo bastante cedo, assim passou boa parte do seu tempo livre a cuidar dos três filhos que tivera, da qual tinha um apreço imenso e carinho.
Obteve bom um desenvolvimento intelectual, tinha um gosto apurado pelas ciências naturais, competência como administradora e interesse enorme em negócios públicos, da qual grande parte resolveu em Versalhes, e como deputado participou em Narbonne da Assembléia dos Estados de Languedoc.
Joseph, assim como outros nobres e enobrecidos, revelaram preocupações com a revolução, em 1790, enviaram uma proposta ou promessa de lealdade ao rei e a Assembleia, e de pouco a pouco se retira da vida pública.
Em 1792, a República proclamada propõe fundar uma nova sociedade baseada no contrato social, os Gounon se sentem acuados, a destruição do antigo regime os