Mais Médicos
Programa Mais Médicos
Disciplina: Redação
Discentes:
Abner Ryan;
Lavinea Cassiano;
Milena Alves;
Talita de Oliveira.
Nepomuceno, 2014
Introdução
O objetivo deste trabalho é trazer algumas informações sobre o Programa mais médicos que foi instituído como lei no Brasil pela presidenta da República, Dilma Rousseff em 2013. O objetivo de tal ação é estimular a atuação de médicos em regiões carentes do país para atender a população necessitada. Veremos como este programa está sendo aplicado, os benefícios e malefícios e alguns outros pontos importantes.
Lei Programa Mais Médicos e suas propostas
O programa mais médico foi aprovado pelo Congresso Nacional e instituído oficialmente pela lei N° 12.871, de 22 de outubro de 2013, na tentativa de resolver os principais problemas precários nas UBS (unidades básicas de Saúde) e atender com maior qualidade os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Isso tem como propósito acelerar os investimentos no campo de infraestrutura de hospitais e unidades de saúde em geral e consequentemente ampliar a quantidade de médicos nas regiões carentes do Brasil, como municípios do interior e periferias de grandes metrópoles.
Aos profissionais já formados foi inicialmente proposto que recebam uma bolsa de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, além da ajuda de custo, sendo que os brasileiros terão preferência. A cada rodada de seleção de profissionais, os médicos estrangeiros podem ocupar vagas remanescentes, após passarem por um período de treinamento e avaliação de 3 semanas. Também prevê que o programa terá a duração máxima de seis anos, sendo que a permanência do médico depois dos três primeiros anos somente será permitida após a revalidação do diploma e a inserção desse profissional a uma carreira médica. Esta carreira ainda será regulamentada. Os selecionados terão de assinar um