maioridade penal
Nome: Gabriele Oliveira dos Passos Turma: 205
Data: 25/07/2015
Redução da Maioridade Penal
Muito se tem discutido sobre a redução da maioridade penal no Brasil. Diante de tantos crimes cometidos por jovens menores se 18 anos, o povo brasileiro tem clamado por penas mais severas para os menores infratores. Porém, algumas pessoas esquecem que o Brasil já não tem capacidade para abrigar mais pessoas em suas cadeias super lotadas ainda querem colocar mais crianças/jovens no local, fora o fato que reduzindo a maioridade penal esses jovens vão ficar cara a cara com bandidos muito piores e que podem induzi-los a cometer crimes piores.
Muitos afirmam que se o menor tem a capacidade de cometer os mais diversos atos de violência, também deve ser capaz de responder por eles. Mas pare para pensar que esses menores talvez não cometessem esses crimes se tivessem mais atenção em casa e uma educação melhor e mais bem estruturada. Não adianta querer puni-los de forma igual a bandidos, que muitas vezes são mais perigosos e que apenas fariam esses jovens sentir mais raiva e “vontade” de voltar a cometer crimes, as vezes até de forma mais bruta.
Além de serem colocados em uma “escola de bandidos” esses jovens não tem como serem abrigados nas cadeias brasileiras por conta da super lotação das mesmas. Se não a espaço suficiente para os infratores maiores de idade, como podemos aceitar que coloquem nossos jovens neste mesmo lugar. Muitas vezes esse menor infrator não estava roubando por simples “diversão”, poderia muito bem ser por uma necessidade. Uma criança que rouba uma fruta, não deveria ser punido da mesma forma que outros que estupram e matam pessoas. Imagine de que esses menores infratores, tendo feito um crime grave ou não, poderão sair de um lugar que não tem estrutura e condições de recebe-los. Eles com certeza vão sair mais revoltados do que nunca.
Portanto, não adianta querer reduzir a maioridade penal se o que