RELAT RIO DE AULAS PR TICAS pizza 1
Processo de fermentação alcoólica
Nomes e sobrenomes: Ariane Cristina Leite; Jessica Priscila Silva Vieira; Daiane Pereira Reis; Jocelaine Alves; Joanna Bretas; Felipe Hadad; Vinicius Farias; Angelica Madrona; Alessandra Amaral.
Curso/turno/turma: Nutrição/Noite
Data: 08 /04/2015
I. INTRODUÇÃO
A fermentação alcoólica e o processo através do qual certos carboidratos, principalmente a sacarose, glicose e frutose, são transformados em álcool etílico (ou etanol) (FERREIRA, 2007). Leveduras e algumas bactérias, destacando-se os chamados “fungos de cerveja” da espécie Saccharomyces cerevisiae, são os responsáveis por esta reação. Utilizam-se os dois produtos dessa fermentação: o álcool etílico empregado há milênios na fabricação de bebidas alcoólicas (vinhos, cervejas, cachaças etc.), e o gás carbônico importante na fabricação do pão, pizza alimentos tradicionalmente consumido mundialmente. Mais recentemente têm-se utilizado esses fungos para a produção industrial de álcool combustível (FERREIRA, 2007).
II. OBJETIVO (S)
Preparar um produto (pizza) que realiza fermentação alcoólica na sua preparação
III. MATERIAIS E REAGENTES
Massa;
Farinha de trigo;
Açúcar;
Sal;
Fermento biológico seco;
Leite;
Azeite;
Ovo;
Balança;
Bacia;
Refratário.
Recheio
Molho de tomate;
Mussarela;
Presunto;
Cebola;
Pimentão;
Azeitona;
Milho.
IV. PROCEDIMENTOS
Hidratou-se o fermento com leite morno com a finalidade de se ativar as leveduras presente após esse processo acrescentou-se o sal, açúcar, azeite e ovo homogeneizando bem, a farinha foi acrescentada aos poucos ate a massa obter o ponto.
Foi feito o processo de sovar manualmente após esse processo a massa precisou descansar por 10 minutos, foi dividida e aberta em dois discos levadas ao forno para pré assar.
A pizza foi recheada e levada ao forno novamente para sua finalização
V. RESULTADOS
Produzimos pizza através do processo de fermentação alcoólica.
VI. ANÁLISE DOS RESULTADOS ou DISCUSSÃO DOS