Maior idade penal
De acordo com a lei em vigor, o peso do voto de um jovem de 16 anos tem o mesmo peso de um jovem de 18, visto que os dois tem a mesma capacidade de exercer o direito ao voto, ambos também devem possuir o mesmo nível de senso crítico, e capacitação para responder não só por ele mas o que seria melhor para o país É inconcebível aceitar que um jovem que tem capacidade de julgar candidatos e através do seu voto poder eleger até o presidente do país seja incapaz de julgar as suas próprias atitudes ou que não seja capaz de responder pelo seu próprio comportamento.
A redução da maior idade penal faria com que diminuísse a impunidade e faria com que jovens tivessem um receio maior antes de cometerem qualquer tipo de delito.
A população contraria a redução alega que colocar jovens juntos com homens em celas não resolveria os problemas e sim facilitaria mais a entrada deles ao crime. O problema é que já na fundação casa o índice de reincidentes é muito grande e o de jovens que deixam a vida do crime é muito baixo. Outra coisa que eles alegam é que os traficantes e quadrilhas buscariam jovens de idade mais baixa para assumirem a culpa pois estes sairiam “impunes”. Porém, essa é uma visão equivocada ao meu ver, nos dias atuais já possível ver facções comandadas por jovens de 16 anos, eles já deixaram de ser simplesmente uma válvula de escape para os líderes do tráfico e se tornaram os próprios chefões do tráfico.
Ao meu ver deve existir um equilíbrio, não acredito que se colocarmos um jovem dez vezes na fundação casa vá resolver alguma coisa, assim como colocar um jovem que roubou um “chocolate” em um presidio junto com assassinos irá resolver algo. Temos que tomar cuidado para que a redução da maior idade penal não seja uma forma do governo “desistir” dos jovens colocando todos eles na cadeia, o que sairia bem mais barato do que investir medidas para