Mai Utica
Um exemplo prático da aplicação da maiêutica em nosso cotidiano: quando um funcionário pergunta alguma coisa referente ao seu cargo um bom chefe prontamente e de maneira generosa, satisfaz sua dúvida. Já um chefe verdadeiramente generoso e “maiêutico”, que visa não só o crescimento da empresa, mas também o do funcionário como ser pensante, usa a maiêutica como método e logo lhe faz outra pergunta, indagando-o, por exemplo, em como ele resolveria tal problema, o que ele faria. Dessa maneira, estabelecesse aí o genial exercício socrático, eliminando a preguiça de pensar e de questionar os mecanismos pré-estabelecidos.
Em nossas vidas, façamos isso não só com nossos funcionários, mas com nossos filhos, incentivando-os a refletir e a crescer de maneira mais lúcida, responsável e consciente. Com nossos amigos, ao fazê-los enxergar que nem sempre têm a razão e que se autoquestionar é a maneira mais segura de manter os pés nos chão, sempre. Com nossos pais e fazê-los perceber que a verdadeira sabedoria está em reconhecer que quanto mais o tempo passa, mais percebemos que não sabemos de nada e que não somos os donos da verdade simplesmente por termos mais experiência. Com nossos alunos, ao incentivá-los a pensar, pesquisar e inquirir, o processo de educação será muito mais rico e atingirá seu ponto.
Ideal: transformar pessoas em cidadãos, capazes de lutar por seus direitos e ideais. Quando fizermos isso com as pessoas ao nosso redor, ao contrário do que possam pensar alguns, não será a dúvida a reinante, mas sim o esclarecimento e o crescimento intelectual e emocional. Não aceitaremos de boca fechada os desmandos dos políticos e dos magistrados.