magnum photographers
A palavra Magnum foi retirada de uma enorme garrafa de champagne que Robert
Capa adorava. O primeiro escritório da Magnum localizava-se em um cômodo de um apartamento com instalações precárias, na Rua Faubourg Saint-Honoré em Paris, apenas com um telefone. Aí em diante com tamanho sucesso da Magnum, resolveram juntar-se á mais quatro fotógrafos Norte – Americanos como Ernest Hass, Werner Bischop, René
Burri, Inge Morath e Cornel Capa, que era irmão de Robert Capa. Com o fim da
Segunda Guerra Mundial , segundo Henri Cartier Bresson , ele afirma que parecia que o mundo tinha se desligado em meio á tantos conflitos, e que após a guerra as pessoas tinham uma nova curiosidade.
A Magnum sempre foi uma espécie de cooperativa, pois os fotógrafos associados são quem decidem seus trabalhos, e a partir daí que começou a surgir várias outras agências.
Mais uma característica própria da Magnum e que fez a diferença no mundo, é que a agência pegava os melhores trabalhos, e os melhores fotógrafos e lhes dava uma missão, assim gerava as melhores fotos sobre cada assunto em diferentes lugares do mundo.
Assim como cada fotógrafo deixou sua marca dentro da agência, a Magnum também fez a carreira de muitos que passaram por lá, por isso que atualmente suas vagas são pra poucos, a seleção dos fotógrafos é bastante pesada, porém muito restritas.
Atualmente a agência ainda existe e está firme e forte no mercado publicitário, mas como a fotografia obteve muitas mudanças a Magnum não está vivendo apenas de fotojornalismo, mais investiram também em arte, trabalham também com direitos autorais das fotos, e da venda de produtos.
W.