REP RTERES DE GUERRA
Maurício Lima (Fotojornalista brasileiro)
Mauricio Lima (São Paulo, Brasil) formou-se em Comunicação Social pela PUC-SP (1996-2001), em paralelo a estudos de fotojornalismo no Senac, enquanto trabalhou como assistente de confeiteiro no restaurante Fasano, após aprender noções básicas da cozinha profissional.
Inspirado pela obra dos lendários fotógrafos Henri Cartier-Bresson, Robert Capa e James Nachtwey, começou sua carreira em 1999 como fotógrafo estagiário no jornal Lance!. Um ano mais tarde, Mauricio foi convidado pela Agence France-Presse, para quem fotografou por quase 11 anos, quando testemunhou as principais transformações políticas e sociais na América Latina e no Oriente Médio, antes de tornar-se freelance no início de 2011, para seguir sua carreira de modo independente.
Há mais de uma década, Mauricio tem se preocupado em documentar questões sociais e conflitos que possam se transformar em crises humanitárias, principalmente populações afetadas direta ou indiretamente por guerras, além da vida cotidiana que segue em paralelo a essas situações hostis, com sólidos trabalhos realizados em países como Afeganistão, Brasil, Iraque, Israel, Líbia, Portugal e Territórios Palestinos.
Vencedor do prêmio da revista Time de melhor fotógrafo de agência, em 2010, Lima retratou a vida dos mariners americanos e o dia a dia das pessoas comuns, que tentavam se acostumar com o conflito no Afeganistão.
Figura 1 – Posto de Combate
Fonte: TIME Photos (Maurício Lima)
Atualmente, Mauricio Lima desenvolve projetos pessoais em paralelo a frequentes trabalhos realizados para o The New York Times. Suas fotografias tem sido publicadas nos principais veículos editoriais do mundo, como Time, The New York Times Magazine, Newsweek, Der Spiegel, Le Monde, entre outros, e entidades como ONU, UNICEF e UNIDIR, além de ter participado em 2012 do primeiro leilão de fotojornalismo da renomada galeria Christie’s em Nova Iorque, para arrecadar fundos à família do fotógrafo Anton