TRAB POT II PSICOLOGIA
1. INTRODUÇÃO
Conforme Fiorelli (2006) 1 nas últimas décadas têm aumentado cada vez mais a competitividade nas organizações e vence aquele que melhor se adapta ás novas condições globais, sobrevivem aquelas que são conduzidas pela “flexibilidade”, neste contexto faz-se necessário a atuação de líderes eficazes.
A liderança é uma poderosa fonte de apoio para a organização, pois, uma boa estrutura organizacional é ineficaz se não houver uma liderança. O líder tem em seu escopo a capacidade de influenciar o comportamento de outro ou de um grupo para atingir objetivos estando diretamente ligada ás pessoas (Fiorelli, 2001) 2.
Aguiar (2002)3 ressalta que ser um líder envolve vários atributos, mas, não necessariamente significa dizer que um individuo, dotado desses atributos pode vir a exercer uma boa liderança. O líder é reconhecido por seus comportamentos, sendo assim, podemos dizer que liderança é um conjunto de comportamentos, portanto, segundo Shette (2005)4 faz-se necessário a atuação do Psicólogo, pois, comportamentos podem ser aprendidos.
Ainda de acordo com Schette (2005)4 a atuação do Psicólogo Organizacional e do Trabalho é salutar a área de Treinamento e Desenvolvimento nas Empresas. Os líderes não recebem formação adequada para liderar grupos, portanto é necessário desenvolver a competência liderança. Este artigo tem como objetivo mostrar de que maneira e exercida a liderança na cidade de Gurupi-To.
Por perceber a importância da liderança e seus reflexos na organização, foi realizada uma pesquisa de campo para buscar compreender como pensam e se comportam os líderes em relação a seus compromissos e as pessoas. Realizada com líderes das empresas “A”, “B” e “C” de Gurupi-To.
.
2. REVISÃO DE LITERATURA
2.1 O PSICÓLOGO NAS ORGANIZACÕES
“As atividades que os psicólogos mais realizam dentro da área Organizacional são: recrutamento, seleção, aplicação de teste, acompanhamento de pessoal, treinamento, avaliação de