ISO900, 5S, CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL

1173 palavras 5 páginas
Psicologia Clínica I
ISO900, 5S, CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL

Introdução
O seguinte trabalho tem como objetivo descrever o Controle de Qualidade Total, bem como a classificação originada desta chamada de 5S, cuja origem se deu no Japão após a Segunda Guerra Mundial, na qual o País necessitava se recuperar e evitar desperdícios, realizar uma limpeza nas empresas Japonesas.

Controle de Qualidade Total
O Controle de Qualidade Total ou o conhecido TQC ( Total Quality Control) é uma forma de gerenciamento de empresas utilizada pelo Japão após a Segunda Guerra Mundial a partir de ensinamentos vindos de norte-americanos Derming e Juran.
O seu foco é o atendimento integral das necessidades dos clientes. Indo além da qualidade intrínseca do produto é levado em consideração o preço, atendimento no ato da compra e após sua venda. A empresa que além de se preocupar com o atendimento ao cliente deve focar também com o seu crescimento e sobrevivência, de modo que possa continuar a atender o cliente no futuro. Pode-se chamar de um gerenciamento de forma mais global, as empresas que utilizam o TQC deve atender aos seguintes objetivos:
Clientes: desejam receber produtos e serviços adequados; funcionários: desejam receber salários e ter condições adequadas de trabalho (ambiente, possibilidade de crescimento profissional, etc); acionistas : desejam receber dividendos proporcionais aos investimentos e riscos assumidos; sociedade: deseja receber impostos que serão investidos na melhoria da Qualidade de vida e deseja que o meio ambiente seja preservado.
O TQC utiliza técnicas de gerenciamento de processos, atividades devem ser padronizadas e documentadas. Após a criação dos documentos, deve-se realizar um treinamento com o pessoal envolvido, utilizando técnicas cujo objetivo é introduzir melhorias contínuas nas atividades menos que sejam.
Não pode ser confundido com o Controle de Qualidade, este que se caracteriza como um conjunto de

Relacionados

  • Cadeia de suprimentos e produção
    3518 palavras | 15 páginas