serviço social
SERVIÇO SOCIAL
MARLENE DA SILVA OLIVEIRA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO l
Teixeira de Freitas-BA
2014
MARLENE DA SILVA OLIVEIRA
ESTAGIO SUPERVISIONADO l
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço social da UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina estagio supervisionado l.
Teixeira de Freitas-BA
2014
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INSTITUCIONAL
1 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
1.1 IDENTIFICAÇÃO DE INSTITUIÇÃO:
A Secretaria de Ação Social é um órgão ligado ao chefe do poder executivo foi criada em 09/04/1984, sob a gestão do Sr Francisco Henrique dos Santos, prefeito na época. Foi criada com o objetivo de planejar, coordenar e executar as ações sociais, como também controlar as atividades relativas ao Serviço Social e desenvolvimento comunitário. Com treze anos de sua criação a Secretaria ganhou através da Lei nº 90/97 o Conselho Municipal de Assistência Social, órgão deliberativo, de caráter permanente, constituído de 08 (oito) membros: 4 (quatro) representantes governamentais e 4 (quatro) representantes entre usuários prestadores de serviço na área, profissionais escolhidos em foro próprio sobre a fiscalização do Ministério Público. Das competências transcritas no art. 2º do regime de criação do Conselho, três são primordiais: definir as prioridades da Política da Assistência Social; acompanhar critérios para a programação e para as execuções financeiras orçamentárias do FMAS – Fundo Municipal de Assistência Social; e fiscalizar a movimentação e aplicação de recursos.
1.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:
Hoje o Município tem como Gestor Executivo o Sr Jadson Ruas e a frente da Secretaria de Ação Social o Sr Fabio dos Santos Pinheiro. Hoje o principal objetivo da Secretaria é atuar de forma integrada a gestão municipal com o intuito de atingir os objetivos e metas governamentais a ela instituido.
Suas atividades são