Mestres da fotografia
TRABALHO 4 – Mestres da Fotografia
ALINE FERRREIRA
GABRIELA ALMEIDA
INGRID SANTANA
Francisco Afonso Albuquerque
Segundo o site Jornal da Fotografia, Francisco Afonso Albuquerque, nascido em 25 de abril de 1917 na capital do Ceará, vinha de uma família de fotógrafos. Começou a adquirir interesse pela criação de imagens aos 15 anos, aos 17 ele viajou ao Rio de Janeiro para se profissionalizar em retratos.
Ele participou das filmagens do documentário de Orson Welles, no qual aprendeu com Orson Welles as noções de enquadramento no visor, a composição dos ‘pontos de ouro’ na imagem e a valorização da luz natural mais ‘dura'. Outro aprendizado conquistado por Chico no filme foi de reforçar sua identidade com a terra natal. Em 1952, ele retorna à praia do Mucuripe, para fotografar a paisagem cearense e a vida dos pescadores que usavam jangadas de piúba, para enfrentar o mar.
Em 1947, decide se mudar para São Paulo, onde acaba abrindo um estúdio na Avenida Rebouças e se filando ao Cine Club Bandeirante. O espaço se torna conhecido por reunir fotógrafos de feição contemporânea, urbana e cosmopolitana.
Em 1949, Chico Albuquerque assina a primeira campanha publicitária brasileira ilustrada com fotografia. Entre os anos de 1950 e 1970 Chico trabalha com propaganda e campanhas no setor de indústria automobilística, alimentícia, de arquitetura e de moda, ganhando destaque pelo arranjo harmonioso dos elementos que formam e integram o cenário de suas imagens. Ele conquista pretígio no mercado publicitário, e passa a assumir o Estúdio Abril.
Em 1975, Chico retorna à Fortaleza, onde monta novo estúdio. Em 1981, é convidado a assumir a coodernação de um grupo de 12 repórteres fotográficos do jornal O Povo. Ele trabalhou até o final de sua vida, e faleceu após um infarto no ano de 2000, seu último trabalho, registrado em câmera digital. Nesta cidade, três anos depois, seria fundado o Instituto Cultural Chico