Magnanimo
Os sistemas operacionais hoje são encontrados em uma esmagadora quantidade dos equipamentos eletrônicos e até mesmo mecânicos. Desenvolvidos para gerenciar funções que vão das mais simples, como aumentar ou diminuir o volume de um player de música até mais complexos como sistemas desenvolvidos para a robótica ou medicina.
Temos sistemas operacionais em celulares, calculadoras, tocadores de música, computadores, equipamentos de automação entre vários outros.
Como exemplo, temos o mais conhecido que é o Microsoft Windows, que hoje também abrange a tecnologia portátil com o Windows Phone. Ha também os sistemas Linux, Android, Mac, iOs, dentre outros.
Como citado anteriormente, esses sistemas tem como finalidade manter e gerenciar o funcionamento dos equipamentos, trabalhando em conjunto com todo o hardware, desde a ligação de um computado, até que esteja em pleno pico de trabalho.
Nesse processo há toda uma seqüência específica de ligação que passa pela iniciação da fonte controladora de energia, placa mãe, memórias (Bios, Ram), disco rígido e demais hardware existente.
Hoje temos nos sistemas operacionais uma interface gráfica amigável que torna fácil a utilização por todos os usuários.
Essa interface pode ter variações muito específicas de acordo com cada SO. Alterações que vão da forma de exibição dos ícones na tela até sua operação mais simples.
Há sistemas operacionais desenvolvidos de forma exclusiva para determinados conjuntos de hardware como os Mac. Esses SO não podem ser instalados em equipamentos diferentes, e o fator exclusividade torna esses equipamentos mais poderosos, já que operam com um gerenciamento que foi desenvolvido para suas plenas necessidades.