Madeira
3.1.
Histórico
Um dos materiais mais antigos utilizado pelos homens é a madeira. Por ser encontrada em grandes quantidades na natureza, ela é aplicada em diversas situações inclusive em construções. Com diferentes espécies de árvores, o homem teve que se adaptar de acordo com a região que habitava.
Após a 1ª Guerra Mundial, foram feitas pesquisas para aperfeiçoar as técnicas utilizadas nas estruturas de madeira. Porém, no final do século XIX, como o material não tinha progresso no seu grau de evolução, começou a ceder seu espaço com o aparecimento do aço.
3.2.
A madeira na construção civil
Por apresentar alta resistência mecânica e baixa massa específica quando analisadas com outros materiais e por ser uma matéria prima renovável, a madeira é um ótimo material para ser utilizado na construção civil. Quando preservada com o tratamento adequado, a durabilidade é maior e evita sua degradação biológica.
Alguns exemplos de sua utilização são: andaimes, formas, estruturas, pisos e esquadrias. Seu processo de produção acontece da seguinte maneira: inicia com o corte da árvore, passa pela toragem, falquejamento, desdobro e por último o beneficiamento. É aconselhável que o corte ocorra durante as épocas mais frias, evitando rachaduras ou fendas durante a secagem do tronco. No processo de toragem é feito o desgalhamento e o corte com altura aproximada de 6 metros, durante o falquejamento realizado o corte nas costaneiras, deixando-as com seção quadrada para melhorar o transporte. O desdobro é a transformação da madeira para utilização na construção e a última etapa do processo é o beneficiamento, no qual é feito o acabamento do material.
Figura 1 – Toragem
Figura 2 – Falquejamento
Fonte: Google, 2014.
Fonte: Google, 2014.
Para atender ao grande consumo, os principais centros de distribuição da madeira localizados na Região Sul e Sudeste, se proveram durante muito tempo das madeiras pinho do