Madalidades
Desde os anos 90, com o sumiço das fronteiras geopolíticas, as empresas passaram a encarar a realidade de uma etapa de crescimento que exigiu um amplo desenvolvimento na área de estratégias e soluções para um mercado global. Este mercado abrigou também das empresas uma atuação veloz e flexível, entretanto, também foi necessárias formas estratégias para oferta de produtos e serviços com qualidade e menores preços.
A melhoria continua da qualidade dos produtos e serviços é a exigência do cliente, no entanto, a maioria deles não dispõe a suprir com os custos nas melhorias.
Os custos passam a ser qualificados, e o nível de serviço diferenciado no mercado. No cenário, a logística é definida como a parte integrante do processo da cadeia de suprimentos que tem o planejamento a programação é controlada e eficiente o efetivo fluxo produtivo, estocando os bens, dimensionando os serviços e informações relacionadas e finalmente transportadas mediante tarifas (fretes) do ponto de origem ao ponto de chegada, vendo sempre em atender os requisitos dos clientes se revela um recurso de grande importância às empresas, atribuem-se em diferenciais de qualidade e sofisticação e maior contribuição para seus lucros.
TRANSPORTE E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Com a Revolução Industrial, a invenção da máquina a vapor e a substituição da madeira pelo aço possibilitam a construção de embarcações cada vez maiores, o que ocasionou o rebaixamento dos custos do transporte sobre as águas o que revolucionou as primeiras empresas e deu início as redes de distribuição física.
Nos primórdios da humanidade todos os pesos eram transportados pelo próprio homem, de acordo com a sua limitada capacidade física.
O homem passou a transportar mercadorias também via aérea, sempre que a imperiosidade de rapidez no transporte privilegiava a relação custo x benefício em especial no caso de produtos de grande valor agregado. O estudo do transporte de cargas tomou o cunho sistêmico de