Macunaíma
Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.
INTRODUÇÃO:
A geração de 1945 corresponde a um dos mais importantes e produtivos momentos da Literatura brasileira. Também conhecida como terceira geração modernista surgiu em um contexto histórico interessante, o que propiciou uma experiência literária voltada para a questão estética. Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a derrubada da ditadura de Getúlio Vargas, a geração de 1945, em virtude de um contexto de relativa tranquilidade política, foi marcada pela busca da pesquisa estética, sobretudo a pesquisa em torno da própria linguagem literária.
Este trabalho tem como objetivo explicar através de tópicos e contextos históricos, as características literárias da época e aprofundaremos a explicação de dois escritores que foram de extrema importância para os anos de 1945.
DESENVOLVIMENTO:
Qual foi o projeto literário da poesia a partir de 1945 ? Alguns estudiosos consideram a fase de 1945 até os dias de hoje como Pós-Modernista, no entanto, as fontes utilizadas para a confecção deste artigo, tratam como Terceira Fase do Modernismo o período compreendido entre 1945 e 1960 e como Tendências Contemporâneas o período de 1960 até os dias de hoje. Nesta terceira fase, a prosa dá sequência às três tendências observadas no período anterior:
Prosa urbana;
Prosa regionalista;
Prosa intimista;
Com certa renovação formal, na poesia temos a permanência de poetas da fase anterior, que se encontra em constante renovação, e a criação de um grupo de escritores que se autodenomina “geração de 45”, e que buscam uma poesia mais equilibrada e séria, sendo chamados de neoparnasianos
A terceira geração modernista, também conhecida como Geração de 1945, desenvolveu temáticas e estéticas diversas às gerações anteriores. Nas fases