Macunaima
Macunaíma, criado por Mario de Andrade, é uma obra onde são envolvidos temas folclóricos, lendas, superstições e modismos daquela época que ainda se encaixam nos dias de hoje. A historia retrata um pouco sobre o que é ser brasileiro. Macunaima é o típico brasileiro, onde o mesmo é preguiçoso, safado, mulherengo e malandro. Por isso, chamado de “o herói sem nenhum caráter”.
Até seus 6 anos, macunaima não falava nada. Era um negro restrito. No decorrer da historia ele se transforma em branco. Ele entra numa agua encantada, onde a mesma o transforma em branco. Macunaima é um herói, cresceu sem pai e teve sua mae apenas por uns anos ao seu lado.
ESPAÇO E TEMPO:
Espaço mágico, Herói sem carater, sua mae o pariu e tem o pai ausente. Tem dois irmãos Gigué e Manapi. Gigué logo no primeiro capitulo tem uma mulher e no primeiro capitulo macunaima já da em cima da esposa e fica com ela. Em outro capitulo ele cresce, amadurece, chega na maior idade mas continua com o pensamento de muleque ainda. Sempre tem essas atitudes de muleque. E mostra características de herói. Vai pra um terreiro de macumba. Teve um grande amor, Si (deusa da mata), tem um filho com ela e o filho morre. Ela descontente com a morte do filho tbm morre. El deixa um cordão de sorte pra macunaima. Sempre com a presença do cartão ele tem sorte, porem perde o cordão pra um gigante chamado Piamã que na verdade é um rico. Seu amuleto da sorte fica com o gigante. O piamã mora em são Paulo e macunaima mora no interior, uma aldeia nidigena. Macunaima muda pra são Paulo, e nesse momento são Paulo está passando por muitas transformações, onde se torna um lugar aglomerado, com muita gente. Ele ve muias maquinas, pessoas ‘’robotizadas’’ que correm na correria do dia a dia. Ele Mario de andrade critica ironicamente o estilo parnasiano (métrica perfeita, tudo perfeito). E o estilo modernista quer colocar o mundo mais aliado à literatura (linguagem coloquial). Assim, ele mistura a linguagem