MACRONUTRIENTES E MICRONUTRIENTES
Os Sais Minerais, parceiros das Vitaminas e aliados do organismo. Fazem parte do crescimento, das defesas imunológicas e são os formadores das partes sólidas do corpo como ossos e dentes. Além de ajudarem na formação e manutenção dos nossos tecidos, músculos, órgãos, e das células do sangue. Também previnem doenças e alguns problemas relacionados aos ossos e mal funcionamento dos órgãos. Além de aumentar a expectativa de vida, contribuir para uma boa aparência, e melhoram o metabolismo, combatendo fadiga e stress. Conheça os Sais Minerais: Suas funções, suas fontes, suas carências e seus excessos.
MICRONUTRIENTES
- Ferro: O ferro é um dos elementos mais facilmente encontráveis na superfície da Terra, mas mesmo assim, sua deficiência é a causa mais comum de anemia, afetando cerca de 500 milhões de pessoas em todo mundo.
Função: O ferro tem como função o transporte de oxigênio e respiração celular. O organismo adulto tem em média de 3 a 5 g de Ferro, distribuído nas seguintes proporções: 60% a 75% na hemoglobina; 25% armazenado no fígado, medula óssea, baço e músculo; 4% no músculo; 1% no plasma.
Deficiência e Patologias: A deficiência de Ferro leva à anemia ferropriva, caracterizada por baixa quantidade de hemoglobina no sangue, pequenas células vermelhas do sangue, e baixas reservas de ferro. Os sinais de anemia ferropriva são: palidez, fraqueza, anorexia, diminuição de libido e fadiga. Em estado mais avançado podem-se verificar dores de cabeça latejantes semelhantes às de uma enxaqueca.
Fontes: As principais fontes de ferro são: fígado, rins, coração, língua e carne vermelha. Entre as fontes secundárias podemos citar os vegetais de cor verde escura e leguminosa. Encontramos ferro também em frutas secas, melaço, pães de trigo integral e cereais integrais.
- Zinco: O zinco é um micromineral constituinte da insulina e de muitas enzimas importantes ao metabolismo.
Função: Ele participa na síntese do material genético (DNA e RNA), participa na síntese