Macrografia
Índice
1. Objetivo página 2 2. Introdução página 2
2.1 Metalografia página 2
2.2 Soldas página 3
3. Desenvolvimento página 5
4. Conclusão página 7
5. Bibliografia página 8 a.
1. Objetivo
Observar e determinar as Zonas de Temperaturas Afetadas (ZTA), o processo de solda e possíveis defeitos de uma peça, através de um ataque químico de Nital.
2. Introdução
2.1. Metalografia
O controle de qualidade de um produto metalúrgico pode ser estrutural e dimensional. O segundo preocupa-se em controlar as dimensões físicas de um determinado produto, denominado Metrologia. O primeiro preocupa-se com o material que forma a peça, sua composição, propriedade, estrutura, aplicação, etc. e é denominado Metalografia. Dentro da Metalografia existem dois ramos de estudos estruturais de um objeto que são conhecidos como: Macrografia e Micrografia.
Na Macrografia examina-se a olho nu ou com pouca ampliação (até 10x) o aspecto de uma superfície após devidamente polida e atacada por um reagente adequado. Por seu intermédio tem-se uma ideia do conjunto, referente à homogeneidade do material, a distribuição e natureza das falhas, impureza e ao processo de fabricação, qualidade de solda profundidade de tratamentos térmicos entre outras características.
Já a Micrografia consiste no estudo dos produtos metalúrgicos mais detalhados, com o auxílio do microscópio (acima de 10x de aumento), onde se pode observar as fases presentes e identificar a granulação do material