Macrografia
1. Exame Macrográfico.
Amostra 1.
Observações: Na análise que da amostra de Al observamos que possui repuxo e possui alta resistên- cia mecânica é dada pelo fato de que os grãos são pequenos. Para que formem grãos pequenos, adiciona-se agente inoculante na solidificação do material e portanto aumenta-se a quantidade de núcleos.
Amostra 2 - Aço (Estrutura Bruta de Solidificação)
Observações: Ao Analisar a amostra de aço com uma estrutura bruta de solidificação, observamos que a segregação (impureza) ficou localizada no centro da peça, pois foi o ultimo lugar a ser solidificado, e como conseqüência formam-se os poros.
Amostra 3 - Soldas
Observações: Na análise da peça apresenta o local que foi realizada o processo de solda no mate- rial (parte mais clara do material).
Amostra 4 – Tratamento de Superfície.
Observações: Analisamos que ao fazer o ensaio macrográfico, podemos verificar se o material sofreu tratamento superficial, que é a introdução do carbono na superfície do aço.
É feito tratamento superficial para aumentar a resistên- cia mecânica do material.
2. Conclusão
O ensaio macrografico consiste no corte, desbaste/polimento de uma região plana e ataque de um reativo apropriado para obtermos a macroestrutura de um material metálico. A macroestrutura é analisada em tamanho natural (olho nu) ou com o auxilio de uma lupa com ampliação máxima de 10 vezes.
Na macroestrutura podemos analisar as características do material metálico (resistência mecânica, composição química, defeito, solda, tratamento superficial...). As características dependem do sentido de corte realizado no material, podendo ser seção transversal e seção longitudinal.
Na seção transversal podemos verificar na análise a homogeneidade do material; forma e intensidade da segregação; posição, forma e dimensões de porosidades, trincas e bolhas de gás; forma e posição das dendritas; verificação existência