Macrografia
Realizar analise de macroestrutura da peça através de procedimentos de macrografia para que seja possível visualizar características da amostra.
Sumário
Introdução 4
Macrografia 5
Materiais e Métodos 8
Resultados e Discussões 10
Comentários e Conclusões 11
Bibliografia 12
Introdução
Este procedimento prescreve os conceitos aplicados na preparação do corpo de prova para análise microscópica. Através da realização da macrografia poderemos verificar a macroestrutura da amostra por procedimentos utilizados para a analise, tais como o corte , lixamento e o ataque químico , onde será possível caracterizar a amostra.
1
2
3 Macrografia
Examina-se a olho nu ou com pouca ampliação (até 50X) o aspecto de uma superfície após devidamente polida e atacada por um reagente adequado. Por seu intermédio tem-se uma ideia do conjunto, referente à homogeneidade do material, a distribuição e natureza das falhas, impureza e ao processo de fabricação, qualidade de solda profundidade de tratamentos térmicos entre outras características.
Corpo de prova ou amostra Parte do material ou produto com forma e dimensões especifica da superfície a ser analisada podendo está ser embutida ou não.
Corpo de prova embutido O embutimento é de grande importância para o ensaio metalográficos, pois além de facilitar o manuseio de peças pequenas, evita que amostras com arestas rasguem a lixa ou o pano de polimento; bem como o abaulamento durante o polimento. Existem dois tipos de embutimento o embutimento a frio e o embutimento a quente.
Corpo de prova embutido a quente No embutimento a quente, a amostra a ser analisada é colocada em uma prensa de embutimento com uma resina, sendo que o mais comumente