Macrografia
Belo Horizonte 2012
MACROGRAFIA
A macrografia consiste no exame do aspecto de uma peça ou amostra metálica, segundo uma seção plana devidamente polida e em regra atacada por um reativo apropriado. O aspecto, assim obtido, chamase macro-estrutura. O exame é feito à vista desarmada ou com o auxílio de uma lupa.
MACROGRAFIA
Na solidificação dos aços, é possível o surgimento de alguns fenômenos que o torne heterogêneo. Alguns destes defeitos são atenuados ou eliminados durante os tratamentos mecânicos e térmicos posteriores, outros não, e podem ser postos em evidência no produto acabado.
MACROGRAFIA- OBJETIVOS Verificar de que material se trata.
Defeitos inerentes ao próprio material: Porosidade, restos de vazio, falhas, segregação bolhas, concentração de impurezas, estruturas dendríticas. Verificar a existência de: Trabalhos mecânico de conformação, soldas, têmperas, cementação, processo de fabricação.
Pesquisar a causa de ruptura.
MACROGRAFIA- OBJETIVOS
A macrografia nos permite resultados de caráter geral, um aspecto de conjunto sobre a homogeneidade do material, da natureza e quantidade de certas impurezas, processos de fabricação, etc.
MACROGRAFIA: PROBLEMAS DE HETEROGENEIDADE NA SOLIDIFICAÇÃO DOS METAIS
O aço apresenta-se homogêneo enquanto está líquido, mas durante sua solidificação produzem fenômenos que os tornam heterogêneos, estes defeitos são:
- vazio; - segregação; - dendrítica;
- bolha;
- gotas frias;
PROBLEMAS DE HETEROGENEIDADE NA SOLIDIFICAÇÃO DOS METAIS
Vazio: Quando o metal passar do estado líquido para o estado sólido aparecerá no interior da peça uma região oca denominada “vazio”.
Localiza-se no centro da parte superior da peça, região que se solidifica por último.
O volume do vazio é variável podendo apresentar uma cavidade ou vários ocos.
VAZIO
VAZIO
SEGREGAÇÃO
Acúmulo de impurezas (fósforo e enxofre), na parte central da peça. A composição