Caaracteristica da filosofia
São aqueles sinais que diferenciam dos outros conhecimentos, existem três características que são de importância para a filosofia: totalidade, radicalidade, criticidade.
Totalidade: Essa característica expressa o desejo profundo do ser humano ter uma visão de conjunto da realidade, ou seja o todo tem qualidades ou propriedades que não são encontradas nas partes, se estas estiverem isoladas umas das outras. Tanto no ser humano como nos outros seres vivos, existe a presença do todo no interior das partes: cada célula contém a totalidade do patrimônio genético de um organismo policelular; a sociedade, como um todo, esta sempre presente em cada individuo, sua linguagem, em seu saber, em suas obrigações e em suas normas.
Radicalidade: É uma aspiração do ser humano chegar a raiz da coisas, não se contentando com a periferia ou superfície das mesma. Voltando ao exemplo da medicina, ela não está, de maneira geral, preocupada em ir a raiz da doença, que muitas vezes, esta ligada a uma crise existencial que, não solucionada, impede qualquer cura puramente biológica. A radicalidade também pode ser vista como uma virtude; não é um vicio a ser evitado, portanto; ao contrario do radicalismo ou de sectarismo que são vícios: ambos são um caminha em um agir com olhos vendados, não raro , dando murro no escuro .
Criticidade: É uma característica intima da filosofia, assim com a semente e intima da fruta. Graças às criticas de MARX e suas invectivas contra a filosofia tradicional , que só levava a pensar o mundo, sem preocupação de transforma-lo. Hoje insiste nesta característica: o engajamento. Que a filosofia não é mais “aquilo com o qual, e sem o qual, fica tudo igual a” Ela traz para o mundo contemporâneo a transformação da realidade. Isso só se tornou possível e explicito através de