Macroeconomia
As formas do PIB são três:
Pela ótica de produção- correspondem as somas de valores agregados líquidos como: depreciação do capital. Impostos indiretos, secundário e terciário da economia, etc.
Pela ótica de renda- O PIB é calculado á partir das remunerações pagas dentro do território econômico de um país, como a soma de salários, juros, aluguéis e lucros distribuídos somam-se á esse os lucros não distribuídos, os impostos indiretos e a depreciação do capital, e finalmente, subtraem-se os subsídios.
Pela ótica do dispêndio- Resulta na soma dos gastos em consumo das unidades familiares e do governo, mas as variações de estoques, menos as importações de mercadorias e serviços e, mas as exportações, sob essa ótica, o PIB é também denominado despesa interna bruta.
O PIB nominal calcula o preço corrente, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado.
O PIB real calcula os preços constantes onde é escolhido um ano base onde é feito o calculo do PIB eliminando assim o efeito de inflação.
A função produção agregada pode ser escrita da seguinte forma:
Y = F (KN)
Y = Produção Real K= Estoque Capital N = Quantidade de Mão de Obra
No curto prazo o estoque de produção é fixo como indica a barra sobre o símbolo do capital, portanto a produção varia unicamente com as modificações na utilização da mão de obra (N), que provém de uma população, que é fixa por