Macroeconomia
Contabilidade nacional
1. Noção
É uma forma de sistematizar as contas de uma nação, sendo um instrumento que permite quantificar a realidade económica, isto é, CN produz assim informação contabilística sobre um país, fazendo assim:
- Um apuramento do valor da riqueza por ele gerado;
- Comparações entre diferentes regiões e períodos;
- Previsões económicas que permitam planificarem, com rigor, a atuação que deve ser seguida para que os objetivos sejam atingidos.
2. Óticas do cálculo do valor da produção
2.1. Ótica do produto – dá-nos a conhecer o aglomerado de bens e serviços que foram produzidos durante um certo período de tempo.
Problema da múltipla contagem: ocorre quando são contabilizados os bens que são incorporados no processo produtivo de outros (bens de consumo intermedio ou de produção) e os incluirmos mais do que uma vez na contagem da produção.
Porem, existe duas formas de contrariar este problema:
1. Métodos dos valores acrescentados: calcula o produto somando os valores acrescentados de todas as unidades produtivas.
A esse valores dá-se o nome de valor acrescentado bruto (VAB)
Valor que foi integralmente gerado ao longo de um processo produtivo.
Engloba o montante dos encargos suportados com a reposição do capital fixo que sofreu um desgaste nu det. Período de tempo, ou seja, inclui as amortizações (ou consumo de capital fixo).
VAB = produção total – consumos intermédios
Produto = somatório VAB (de todas as unidades produtivas)
Unidades produtivas = agentes de uma economia
2. Método dos produtos finais: neste método só se consideram os produtos finais. Dessa forma, no processo de contabilização só serão contabilizados, os bens que já não vão sofrer mais transformações, ou seja, aqueles que estão destinados a serem consumidos.
Produto = valor final das vendas de todas as unidades produtivas.
Exemplo: problema de múltipla contagem
De acordo com o método dos valores acrescentados:
Produto = 650 – 250 = 400 u.m
Usando o