Macroambiente - ambiente natural
O ambiente de marketing de uma empresa consiste em atores e forças externas ao marketing que afetam a capacidade da administração de desenvolver e manter transações bem sucedidas com os consumidores. O ambiente de marketing pode oferecer tanto oportunidades quanto ameaças e esta subdividido em Microambiente e Macroambiente. O Macroambiente é constituído pelas forças sociais mais amplas, que afetam todo o ambiente e geralmente não podem ser controladas, como por exemplo, as forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.
O Microambiente é composto pelas forças que estão diretamente ligadas a empresa e que podem interferir no modo de satisfazer o cliente, como por exemplo, a empresa, fornecedores, empresas do canal de marketing, mercados de clientes, concorrentes e públicos.
No decorrer desta pesquisa vamos focar a respeito do Ambiente Natural, que esta inserido dentro do Macroambiente.
Macroambiente - Ambiente Natural
Ambiente Natural
O ambiente natural contempla os recursos naturais utilizados como insumos pelos profissionais de marketing ou que são afetados pelas atividades de marketing. Nas últimas três décadas, a preocupação com o meio ambiente cresceu bastante. A década de1990 ficou conhecida como a “década da terra”.
Os profissionais de marketing devem ter consciência das muitas tendências do ambiente natural.
1ª tendência – escassez de matérias-primas: ar e água. A poluição do ar atinge as maiores cidades do mundo, e a escassez de água já constitui um grande problema em muitas partes do mundo.
2ª tendência – aumento da poluição: lixo químico e nuclear, mercúrio nos oceanos, poluente químicos no solo, sujeira no meio ambiente com garrafas, plástico e outros materiais não biodegradáveis.
3ª tendência – aumento da intervenção do governo: as preocupações e os esforços do governo para promover um ambiente limpo variam de acordo com cada país. Alguns governos, como