macro processo
1.A fila e ou não um indicador de problemas no processo?
R: A fila indica que o processo e burocrático e não esta otimizado por isto gera problemas, assim e possível analisar o tempo que se espera na fila.
2.Ha gestores que afirmam que qualquer fluxograma pode ser utilizado, independente do processo em analise. Qual a sua opniao?
R: Acredito que não pois cada fluxograma depende dos processo que serão utilizados na organização do trabalho, cada modelo deve ter sua destinação especifica que fica a critério do gestor.
3. Eliminar passos é a essência da simplificação de processos. Você admite como correta essa afirmação?
R: Sim, eliminar passos errôneos dentro de uma organização é o primeiro passo, admite que a essência melhore, aperfeiçoa e desenvolve atividades, interagindo na qualidade do processo, agilizando a estrutura organizacional.
4. Você acredita que seja possível concluir ideias sobre estruturas organizacionais, partindo-se da moderna gestão de processos? Por quê?
R: Sim. É possível chegar a conclusão de ideias sobre as estruturas organizacionais. Através da moderna gestão de processos é possível se antever a problemas que certamente surgiriam ou de entraves nos processos.
5. Para simplificar, alguns consideram ser bastante o levantamento das tarefas de cada pessoa da organização na área em analise, por intermédio do chefe dessas pessoas. O resultado final, dizem, poderá ser até melhor do que o atual gestão de processos, que envolve toda a organização e não este ou aquele processo. Você concorda ou não? Por quê?
R: Não. Por mais que um chefe conheça as atribuições de sua área, ele nunca terá conhecimento amplo e detalhado, sendo assim uma gestão de processo eficiente. Em minha opinião deve-se envolver a organização com um todo.