Maceração
Preparação (realizada a frio) que consiste em colocar a parte da planta medicinal dentro de um recipiente contendo álcool, óleo, água ou outro líquido. Plantas onde há possibilidade de fermentações não devem ser preparadas desta forma. O recipiente permanece em lugar fresco, protegido da luz solar direta, podendo ser agitado periodicamente. Findo o tempo previsto, filtra-se o líquido e pode-se acrescentar uma quantidade de diluente (água, por exemplo), se achar necessário para obter um volume final desejado.
A variação água ou álcool ocorre em função da planta, parte usada e finalidade de aplicação; pode ser usado outro tipo de veiculo parra maceração (óleo, por exemplo).
O objetivo da prática a seguir é, através da maceração, produzir um extrato vegetal de 100 ml feito do pó do caule do Cumaru.
Materiais utilizados
Béquer
Pó do caule do Cumaru
Etanol
Água
Proveta
Balança
Bastão de vidro
Filtro
Papel de filtro
Método
Primeiramente foi pesada a amostra recebida de pó de caule de Cumaru, o valor dado foi de 30,863 gramas. Após isso, foi medido, através da proveta, 100 ml de etanol e 100 ml de água que serão utilizados como solvente no processo. Foi colocado, então, o etanol, a água e a amostra de pó de caule de cumaru dentro do béquer para fazer a maceração. Durante uma hora foi mexido o material dentro do béquer a cada dez minutos para obter o macerado. Após essa um hora, o macerado foi filtrado e armazenado. O total de extrato vegetal produzido foi de 100 ml.