Macacos Prego
Faz parte da ordem dos Primatas. Fazem parte dessa ordem os macacos, os gálagos, os lêmures, os társios, e os hominídeos. Quase todas as espécies de primatas do Novo Mundo tem olhos voltados para a frente, rostos sem pelos, focinho curto e com aberturas nasais apontando para os lados, pescoço curto e caudas longas. A principal diferença entre eles e os primatas do Velho Mundo (incluindo os hominídeos) é as aberturas nasais, que nos primatas do Velho Mundo é para baixo e nos primatas do Novo Mundo é para os lados. Todos os macacos do Novo Mundo são arborícolas e raramente descem ao chão, exceto para cruzar clareiras e quando alimentos são escassos.
Olhos voltados para frente faz com que visão de cada olho se sobreponha, mais que nos demais mamíferos, ajudando na percepção de profundidade de campo e consequentemente na vida em cima das árvores. A visão é seu sentido mais desenvolvido. Desvantagem é que olhos voltados para a frente diminui o campo visual total, tornando-os mais vulneráveis aos predadores.
Os primatas estão presentes em regiões com climas tropicais e subtropicais em todo o mundo com exceção da Austrália. O Brasil é o país com o maior número de espécies com 97 espécies reconhecidas, apesar de número variar bastante entre pesquisadores devido à dificuldade de se diferenciar diferentes espécies e subespécies em algumas famílias, principalmente devido à grande variedade de cores.
Primatas apresentam uma dentição não muito especializada, alimentando-se de uma grande variedade de alimentos, principalmente frutas na maioria das espécies. Por isso tem uma grande importância grande para os ecossistemas onde vivem, sendo os dispersores de sementes mais importantes para muitas espécies.
Maioria das espécies é bastante social e não é incomum ver diferentes espécies forrageando juntas, pacificamente. Vocalização é muito usada na comunicação, seja de indivíduos do mesmo grupo, seja entre grupos diferentes. Olfato é menos desenvolvido que na maioria dos